IMPORTANTE : ÚLTIMAS NOTÃCIAS

Mix Legal Express || Boletos pagos até 13h30 serão processados no mesmo dia

Boletos pagos até 13h30 serão processados no mesmo dia

Desde o último dia 15 de março, pagamentos realizados via boleto bancário até às 13h30 serão processados no mesmo dia, enquanto transações efetuadas após esse horário serão registradas no dia seguinte. Essa nova diretriz, divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), abrange 136 instituições financeiras, embora a aplicação possa variar de acordo com o contrato da empresa e do tipo de pagamento.

Na prática, essa mudança afeta principalmente o recebedor do valor, não impactando diretamente o pagador do boleto. A implementação dessa medida promete agilizar as transações, beneficiando o fluxo de caixa das empresas, já que os recursos estarão disponíveis em poucos segundos em conta corrente. No setor do comércio eletrônico, os compradores também serão beneficiados, podendo contar com uma entrega mais rápida de mercadorias, o que certamente melhorará sua experiência de compra.

Em 2023, foram emitidos 4,2 bilhões de boletos bancários, totalizando transações no valor de R$ 5,8 trilhões. Essa forma de pagamento existe desde 1994, utilizando-se de código de barras, código numérico ou PIX QR Code para efetuar o pagamento. Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer cobranças e pagamentos por meio desse documento.

É crucial que os empreendedores estejam atentos às rápidas mudanças nos meios de pagamento. A tendência é de uma crescente agilidade e digitalização dos processos, o que certamente otimizará as transações financeiras das empresas, mas sempre atentos as informações constantes nos boletos, para evitar cair em golpes de boletos falsos. Algumas dicas sobre como prevenir ser vítima destes crimes, podem ser acessadas ao clicar aqui.

Fonte: Assessoria Técnica - FecomercioSP

Voltar